Tudo sobre Save the Date, RSVP e convites de casamento

A data do casamento no campo está marcada, mas o planejamento está apenas começando! Certamente, muitas surgindo surgem na cabeça dos noivos: “Quem vou convidar? Qual espaço de casamento escolher? Com quanto tempo de antecedência devo notificar meus convidados? E a lista de dúvidas continua…

Então, para facilitar o seu  planejamento, o Noivas no Campo quer te dar o máximo de insights possíveis! Por isso, aqui está tudo que você precisa saber sobre Save The Date, RSVP e convites de casamento.

Se você quiser saber como planejar o Save The Date, o RSVP ou como abordar seus convidados adequadamente, não se estresse! Afinal, nós podemos te ajudar a organizar todas essas questões. 

Então, vamos fazer isso em uma ordem de linha do tempo, considerando que você já tenha sua lista de convidados. Lembrando que a lista pode ser feita pelo Site dos Noivos do nosso parceiro Organize Casamento, que é grátis!

Save The Date

O  Save The Date é literalmente, um “aviso” para os convidados salvarem a data do casamento. Ou seja, sua finalidade é dizer às pessoas para não fazer planos nessa data porque é o seu grande dia! Assim, o Save The Date é um lembrete de data, não abordando os detalhes do casamento. Porque, às vezes, esses detalhes ainda estão sendo resolvidos.

O que incluir?

O convite Save The Date deve incluir nomes dos noivos, a data (obviamente) do casamento, os detalhes do local (se houver algum) e algum comentário para que eles saibam que um convite formal de casamento ainda está por vir.

Quando enviar?

O tempo médio pode variar entre 6 a 12 meses antes do casamento. Caso esteja planejando um Destination Wedding, avise entre 9 a 12 meses antes seus convidados.

Save the date

Convites de Casamento

Depois que todos os detalhes do seu casamento estiverem mais do que confirmados e tudo estiver pronto, é hora de fazer seus convites de casamento! Para isso, todas as formalidades são exigidas e todos os detalhes devem ser incluídos.

Então, escolha seu fornecedor e um design lindo que corresponde ao seu tema do casamento. Lembre-se que esta será a linha de design para o resto de seus artigos de papelaria (menus e outros). Portanto, escolha sem pressa e com sabedoria. Por fim, faça seus convites com antecedência suficiente para corrigir quaisquer erros (obtenha uma amostra primeiro).

O que incluir?

Seus convites de casamento devem incluir todas as informações sobre o seu casamento como:

  • Data e hora
  • Localização (cerimônia e recepção)
  • Cartão de recepção (se a sua recepção for em um local diferente da cerimônia)
  • Tipo de recepção (formal, informal, coquetel ou jantar)
  • Dress code
  • Site dos noivos
  • RSVP 
  • Mapa de localização da festa 

Quando enviar os convites de casamento?

De 6 a 8 semanas antes do evento. Detalhe: os convites podem ser enviados impressos ou você pode optar pelo convite online, que é bem mais prático e permite fazer o RSVP online também. 

RSVP

O RSVP (répondez s’il vous plaît), que significa “por favor responda”, é o cartão de resposta que vem com o convite de casamento. Logo, sua função é solicitar que os convidados confirmem a presença no enlace matrimonial. 

Este cartão vem com um prazo e instruções sobre como responder e por qual via: e-mail, site, texto ou telefonema. Em suma, o papel do RSVP no planejamento do casamento é crucial para confirmar com os fornecedores o número de convidados, inclusive em razão do buffet ou brunch. É importante que o cartão de RSVP deixe claro quem é convidado.

O que incluir?

  • Nomes do convidado ou convidados (seja muito claro)
  • Envelope para retornar a resposta (no caso de necessidade)
  • E-mail ou site para responder
  • Opção para aceitar ou recusar
  • Necessidades alimentares
  • Prazo para responder
  • Quando enviar isso?

Este vai com o convite de casamento, de 6 a 8 semanas antes do grande dia, esperando que os convidados respondam o quanto antes. Mas você pode definir seu prazo para 2 ou 3 semanas antes da data. 

Contudo, se quiser fazer o RSVP de modo mais rápido, use uma plataforma como a Organize Casamento, onde o RSVP é online e em tempo real, otimizando o tempo dos noivos e assessores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *