Guia para organizar um casamento ecológico

O tema sustentabilidade está em alta e chegou até nos casamentos. Por isso, é muito comum vermos noivos pensando em organizar um casamento ecológico, com itens reciclados e que preservem o meio ambiente. 

De fato, uma cerimônia com tema ecológico deve ser muito bem planejada e idealizada com seu assessor de eventos. Assim, fica mais fácil detalhar todos os itens a serem usados na decoração, na produção do buquê e no buffet. 

Do mesmo modo, o planejamento ajuda, inclusive, a definir um espaço de casamento condizente com o tema sustentável. Sendo assim, já podemos afirmar que os espaços ideais são áreas a céu aberto, como as chácaras do Grupo Noivas no Campo.

Confira as dicas do Noivas no Campo para organizar seu casamento ecológico com muita pompa e sofisticação!

Convites de casamento e tags feitos com material ecológico

Milhões de árvores são derrubadas a cada ano para fabricar produtos de papel. E vale lembrar que o processo de produção desses itens polui o meio ambiente. Portanto, cada vez mais os casais fazem escolhas ecológicas na produção dos convites de casamento. 

Se você também faz essa opção, indicamos a produção de convites de casamento com papel Kraft 100% reciclado. Além de bonito e do toque rústico, o material é reaproveitável. 

Além disso, você pode optar por enviar convites online, com a ajuda de ferramentas como a plataforma Organize Casamento

catering de casamento ecológico

Catering de casamento

O buffet de casamento é o centro das atenções na celebração. Decerto, escolher um buffet ecológico não significa que você tenha que sacrificar o sabor dos alimentos! Pelo contrário! Os buffets de comida vegana estão fazendo sucesso, inclusive porque usam alimentos orgânicos. 

Contudo, quando estiver orçando o catering, lembre-se de que os alimentos orgânicos podem custar mais.  Porém, peça à empresa do buffet para comprar os ingredientes da estação e os produtos cultivados localmente. Logo, isso ajudará a manter o custo do buffet mais baixo.

Lembrancinhas de casamento ecológico

Para um casamento ecológico, procure oferecer lembrancinhas ​​como mudas em vasos, ervas ou suculentas. Se muitos dos seus convidados precisam viajar, tenha em mente que eles não vão querer colocar um pote de terra na mala. 

Então, considere dar pacotes de sementes biodegradáveis. Assim você preserva as plantinhas e evita que as bagagens dos seus convidados fiquem sujas de terra. 

Flores para buquê e arranjos

buquê de casamento ecológico

Lembre-se que nem todas as flores são orgânicas. Algumas fazendas usam produtos químicos para manter os insetos afastados. E isso pode acabar afetando a matéria orgânica no solo e comprometendo a qualidade das flores. 

Para garantir que suas flores do buquê e dos arranjos de decoração sejam o mais sustentáveis ​​possíveis, busque empresas que priorizem o cultive orgânico. Também pergunte ao seu florista sobre as melhores flores da estação para garantir arranjos de melhor qualidade e com o melhor preço. 

O espaço do casamento e local da recepção

A escolha de um local ajuda a definir o cenário e o tema de qualquer evento. Então, uma das maiores maneiras de realizar um casamento ecológico é casar ao ar livre, em chácaras bem estruturadas. Assim, a luz do sol pode fornecer a iluminação ideal para o seu grande dia. 

Sem contar que em chácaras como a Recanto Verde, a Recanto dos Lagos e a Palatino – todas em Suzano (SP) – estão bem próximas à Mata Atlântica. Ou seja, não faltam áreas verdes, lagos, jardins, flores e a paisagem perfeita para o enlace. 

Aproveite para agendar sua visita e conhecer as chácaras de casamento no Grupo Noivas no Campo. Fale com a nossa equipe pelo e-mail atendimento@noivasnocampo.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *