Anel de noivado vs. aliança de noivado: você precisa de ambos?

Confira a diferença entre um anel de noivado e uma aliança de casamento e se você realmente precisa comprar os dois!

Então, seu noivo escolheu o anel de noivado perfeito – parabéns! Mas, qual é realmente a diferença entre anel de noivado e aliança de noivado? E você precisa usar os dois? 

De fato, o uso do anel de noivado é uma forte tradição em países como os Estados Unidos. Já no Brasil, as noivas não têm o costume de usar anéis de noivado. Assim, elas usam apenas a aliança e um aparador, dependendo da preferência. 

Mas isso não significa que você não possa combinar a aliança e o anel em ouro amarelo de noivado. Às vezes, encontrar a combinação perfeita para a aliança de casamento pode ser complicado. Mas você pode usar seu anel de noivado depois que se casar, juntamente com a aliança de casamento. 

Para tirar duas dúvidas sobre etiqueta de alianças de noivado e anel de casamento, elaboramos este post. Continue a leitura!

Qual é a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento?

Os anéis em ouro amarelo ou branco de noivado tradicionais têm uma pedra dominante, que fica sozinha ou é cercada por pedras menores como os brilhantes ou zircônias. Geralmente, um anel de noivado é dado à noiva como parte do pedido de noivado. 

Por outro lado, a aliança de ouro de noivado ou de casamento é uma joia onde o metal prevalece. Contudo, as alianças mais modernas podem ser conter pequenas pedras de brilhante e outros detalhes em ouro de diferentes cores. 

Essas não são as únicas diferenças. Há também uma grande diferença de preço entre o anel de noivado tradicional e as alianças de ouro de casamento. Mesmo que o anel de casamento tenha pedras, seu peso total em quilates geralmente é menor que o anel de noivado. Por isso, uma aliança em ouro é significativamente menos cara que um anel de noivado em ouro.

Como usar as joias de noivado?

Tradicionalmente, você usa o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda. Já a aliança em ouro de noivado é colocada no dedo anelar da mão direita. A aliança só é passada para a mão esquerda após o casamento. 

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e continue acompanhando o blog do Noivas no Campo, um grupo que oferece diversos espaços de casamento no campo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *